quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vai ROLar BuNDALeLÊ....

Aqui nessa cidade, onde fui parida e criada, a cada dois anos, rola uma festeeenha.....festeeeenha de nível nacional (há quem diga...e pior...há quem acredite...mas vai lá...o presidente vem distribuir alguns sorrisos e abanos....faz um discursinho e pica a mula...).

Um ano antes da "frondosa" festa acontecer, já começa o auê....na praça da província existe até um reloginho enjambradinho, mas até bonitinho....que marca os dias faltantes até o grande evento...que conta, inclusive, com desfile de carros cafono-alegóricos...gente vestida de cafono-colono...música "la bella polenta"...ahh....a tradição...coisa linda....

Antes de continuar, quero deixar claro que não me posiciono contra as tradições....mas porque não valorizar a tradição da arte...da beleza do tempo...da inteligência do povo...da cultura além do chapéu de palha....sério...parece que todos aqui descendem de uma gringada, que usava chapéu de palha e comia polenta todo dia, quando não tava no bar jogando "mora" e enchendo a cara...enfim...

Continuando minhas elucubrações...o ápice da pré-festa é a escolha da rainha e suas princesas...simmm....juro....tem disso.

Dez entre dez moçoilas de "estirpe" sonham em ser coroadas...

Detentora do título, a felizarda vira figurinha fácil em coluna social, coquetéis, descerramento de placa, inauguração de viaduto.....passagem garantida para um casamento com um príncipe cheio da grana....oh god...depois separam e ele sai dizendo que ela tinha mais sapatos do que neurônios...(qualquer semelhança....mera..mera coincidência)

Pois bem, mas a realeza não é fácil... The Queen precisa ter sangue de cucaracha...afinal...além de ter que abanar feito doida o tempo inteiro (bursites a parte), ter que suportar um traje com cinco saias, avental, camisa, coroa, corpete... num calor de 40ºC..(até o silicone derrete...) ainda tem que participar de uma olimpíada patacoada e fazer "bígoli", corrida de cariola, entrar num saco e pipocar até a linha de chegada, ficar dentro de uma tina pisoteando uma massa gosmenta...pobre garota...tirando o glamour do título, essa festa é, na verdade, uma madrasta má...

Mas, indo..indo...chegamos ao ponto principal...estava eu, lendo meu jornal matutino, quando deparo com uma menina "com a boca escancarada, cheia de dentes..." numa foto 50X50....curiosa que só...fui ver do que se tratava..

A beldade (não é uma palavra minha viu...tá escrito assim....juro) é uma das candidatas ao nobre título...após uma apresentação rápida..."A beldade fulana de tal, filha de Fulano Mor e de Fulana Maria, acadêmica do curso tal, representa a entidade X...blá..blá..blá.. Nova linha, parágrafo "Confira o verbo diário da candidata" (frase de impacto, hãm?)

Agora ficou claro pra mim porque eu jamais poderia ser Rainha...não adianta...eu nasci pra ser a bruxa má do oeste, mais pura ovelha negra.....

Confira....

Verbo favorito....
Resposta da Beldade: Saber
Resposta da Ovelha Negra: Poder

O que mais gosta de fazer.....
Beldade: ir ao cinema
Black Sheep: hum...na vertical?

O que não suporta.....
Beldade: Injustiça
Ovelha acarvoada:gente burra!

Sua mente é.....
Beldade: segura
Ovelha destrambelhada: puro desassossego

Sua família é....
Beldade: minha inspiração
Ovelha Noir: estranha

Atividade que a beneficia...
Beldade: trabalhar
Preguiçosa Ovelha: dormir (faz bem pra cútis)

Seu lar é....
Beldade:meu aconchego
Folgada Ovelha: onde posso colocar os pés no sofá

Repõe as energias....
Beldade: um bom descanso
Bêbada Ovelha: RedBull

No amor busca....
Beldade: felicidade
Sentimental Ovelha: inteligência emocional e tesão

dos amigos espera....
Beldade: força
Abobada Ovelha:parceria

sua grande virtude......
Beldade: alegria
Orgulhosa Ovelha afro-descendente: modéstia (afff)

Seu grande defeito
Beldade: ansiedade
Distraída Ovelha: rebeldia (tava na cara esse)

Seu sonho secreto....
Beldade: pertence a minha mente
Pobre Ovelha: é absurdamente caaaaro!!!

Seu principal projeto como soberana.....
Beldade: paz no mundo
Ovelha Fitipaldi: pilotar um carro alegórico

Como diria Elis Regina: "Aaaaa que gentiiii fiiiinnnnna", ou como diria o síndico do meu prédio: "Maaa....zente fina é otra côsa...tchó!"

3 comentários:

  1. Também adorei o texto!! Além de contemporâneo ainda nos brinda com um toque de bom humor... algo tão raro na atualidade embora tão bem vindo!!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus do céu! Conheço essa festeeenha e é bem assim mesmo! E mais! Acabei de chegar à conclusão que não ia poder ser rainha também...e paz no mundo? Achei até que a modinha de frase clichê em concurso de miss tinha passado...

    ResponderExcluir