domingo, 26 de julho de 2009

A HIStóriA se RepeTE...


Lendo um livro: "Holocausto Asteca"

Em determinado momento da leitura, quando houve a coroação de um governante, que substituía o recentemente falecido, deparei-me com o discurso de um dos sacerdotes a quem incumbiu o cerimonial e o blábláblá....

"De onde eu estava, as bandeiras de penas que orlavam a escadaria agitavam-se suavemente ao vento, parecendo convergir para o topo da grande pirâmede. O Sacerdote prosseguiu:

- Agora, meu Senhor, deve governar e defender seu povo, tratando-o com justiça. Deve punir os maus e corrigir os desobedientes. Deve ser diligente na continuação das guerras necessárias. Deve dar especial atenção às exigências dos Deuses, dos seus templos e sacerdotes, aos quais não devem faltar oferendas e sacrifícios. Assim, os Deuses ficarão satisfeitos por protegê-lo, e a seu povo, fazendo com que todos os negócios dos mexicas prosperem."

Pois, pois...com o sarcasmo, digo, pé na realidade que me é peculiar...juro que, por mais que eu lesse o dito parágrafo, era só assim que eu entendia:

"- Agora, meu Senhor, deve governar e defender seus companheiros, tratando-os com a parcial justiça. Deve punir os maus que derem ibope na mídia e corrigir os desobedientes do PSDB, PSOL, PMDB, entre outros (apesar que o PMDB agora é "companheiro") . Deve ser diligente na continuação das esmolas, como o vale-família, vale-gás, vale-circo. Deve dar especial atenção às exigências dos senadores e deputados, dos seus templos e ministros, aos quais não devem faltar passagens aéreas e sacrifícios desse povo idiota e sem memória. Assim, tal corja ficará satisfeita por protegê-lo, e a seus companheiros, fazendo com que todos os negócios escusos e atos secretos prosperem."

Citando novamente o livro: "...mas os músicos poderiam ter dormido e seus instrumentos ficarem mudos, que teríamos da mesma forma acordado com o impacto das palavras de encerramento do novo Soberano."

Traduzindo...."durma-se com um barulho desses".


Nenhum comentário:

Postar um comentário